Ópera montada via Twitter apresenta-se em Londres

No último final de semana, a Royal Opera House apresentou em Londres a primeira ópera do mundo criada pelo Twitter (já falamos aqui sobre a iniciativa). O projeto, que começou no dia 3 de agosto, resultou em um concerto de 20 minutos, exibido ao público nos dias 4, 5 e 6 deste mês, no Festival de Deloitte Ignite.

A trama gira em torno de um triângulo amoroso, formado por dois homens e uma mulher. A história ainda envolve um gato falante, um sequestro e alguma bioquímica. Apesar do enredo um pouco caótico, o diretor John Lloyd Davies – responsável por selecionar os tweets e dar seguimento à obra – assegura que o resultado teve mais consistência do que o esperado. “Nós inserimos narração para ligar um pouco mais a trama. E eu acho que a música ajuda a juntar tudo isso, mesmo quando a história parece um pouco caótica”, disse.

A música da ópera foi composta por Helen Porter e Marc Teitler. A dupla teve somente dois dias para finalizar a obra. Para conferir um trecho do libreto, clique aqui.

Para assistir a um vídeo do ensaio da ópera, clique aqui.

A ópera composta pelo Twitter teve boa aceitação entre os usuários do serviço de microblogging que participaram do processo. Contudo, Helen Woods, que assistiu à primeira performance, achou que os tweets foram muito editados. “No fim, nada do que eu escrevi sobreviveu, exceto as ideias”, lamentou. Para ela, a versão final trazia sugestões de apenas uma parte dos que contribuíram. “A ópera de várias pessoas tornou-se uma ópera de poucas. Ainda assim, foi uma experiência interessante”, acrescentou.

Sobre a qualidade da obra, Davies diz que essa não era a maior preocupação. “A internet é uma grande oportunidade para alcançar uma maior audiência e para atenuar as associações com a palavra ‘ópera’, de modo que as pessoas vejam que esta pode ser uma forma de arte muito mais acessível”, avalia.

Com informações da Deutsche Welle.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s