Clay Shirky e as mídias sociais a favor da democracia

Para quem gosta de pensar sobre as implicações sociais da internet, Clay Shirky faz uma análise interessante do uso das mídias sociais como ferramentas a favor da democracia nesta palestra publicada em junho pelo TED (Technology Entertainment Design).

No vídeo, o autor de Here Comes Everybody destaca três exemplos: o Video The Vote (site usado para postar vídeos durante as eleições presidenciais americanas em 2008, numa espécie de observação cidadã das votações); o episódio do terremoto na província chinesa de Sichuan, em maio de 2009, quando a população venceu a censura do país e usou a internet e o celular para noticiar a tragédia para todo o mundo; e o uso de mídias socias na campanha de Obama (Shirky vê como “o uso mais criativo que já existiu” em termos de mídia social).

A palestra foi dada em inglês, mas é possível assistir o vídeo com legendas em português. É só clicar em “View subtitles” ali embaixo.

Sobre o uso de mídias sociais como forma de burlar a censura em regimes autoritários, confira também Twitter e eleições no Irã – artigo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s