Internet para o Nobel da Paz


Depois do presidente americano Barack Obama, a internet para Prêmio Nobel da Paz? Pelo menos é o que pretende a campanha Internet for Peace (I4P), encabeçada pelo editor-chefe da versão italiana da revista Wired, Riccardo Luna. Além dele, apoiam o movimento Chris Anderson (editor da Wired americana e autor do best-seller A Cauda Longa), David Rowan (editor da Wired britânica), Shirin Ebadi (vencedora do Nobel da Paz de 2003) e Giorgio Armani (sim, o super estilista italiano também). Aqui no Brasil, a Revista Galileu já deu seu apoio ao movimento.

Embora o mais comum seja dar o prêmio a pessoas, pelo regulamento, entidades também podem ser indicadas, o que torna viável que a ideia vingue. O legal de um Nobel para a internet é que a vitória seria, de certa forma, distribuída entre todos os usuários do mundo inteiro. O reconhecimento da rede como meio de desenvolver o diálogo e possibilitar a liberdade de expressão em regimes opressivos (caso que pode muito bem ser observado no caso da eleições no Irã no início deste ano – clique aqui para ver o artigo postado aqui no blog) seria emblemático para substituir a visão tradicional de que a internet é, simplesmente, uma rede de computadores e, não, um meio de conectar pessoas dispostas a produzirem efeitos no “mundo real”. Justamente a filosofia que seguimos, desde o início, aqui no blog. 

Para participar, acesse o site da campanha e subscreva o abaixo-assinado que já conta com mais de três mil nomes. Também é possível ajudar a espalhar o movimento através da divulgação do logo, do banner e do vídeo do manifesto (veja abaixo, em inglês).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s